Acção de Formação: "A Web 2.0 e a Biblioteca Escolar 2.0"
Sessão 3 – Tarefa Final
RELATÓRIO CRÍTICO DE FORMAÇÃO
Mª Arminda Fernandes Ferreira -EB 2,3 Francisco de Arruda
VIVÊNCIA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO A minha inscrição nesta Acção de Formação de “A web 2.0 e a Biblioteca 2.0 ”, teve como objectivo aumentar conhecimentos, alargar horizontes e conhecer novas ferramentas, que facilitassem a comunicação e a interacção entre a Biblioteca (s), os alunos e outros professores e agentes da comunidade escolar, na medida em que este serviço necessita de estar em permanente actualização, em virtude do processo evolutivo de ensino/aprendizagem o exigir, e do avanço tecnológico o apoiar. Assim, foi com bastante entusiasmo e empenho que procurei participar nas sessões presenciais e desenvolver a aprendizagem sozinha e com os meus colegas de equipa da BE, elaborando tarefas em comum, porque considero que cada vez mais o trabalho entre pares é de vital importância para a implementação das nossas práticas. Reconheço, agora, que o processo foi evoluindo, com o empenho e disponibilidade dos formadores. De facto, apenas apresentei alguma dificuldade em termos de tempo e dedicação no acompanhamento online das sessões. Considero que o tempo para interiorizar passo a passo tais aquisições não foi para mim suficiente, mas com tempo irei com toda a certeza “desbravar” terreno e aplicar as ferramentas adequadas que me deram a conhecer.
APRENDIZAGEM EFECTUADA Em todas as sessões, presenciais e não presenciais, consegui elaborar conteúdos/produzir documentos, que poderão vir a aperfeiçoar o meu trabalho de Coordenadora e de tornar mais apelativas e funcionais as actividades que os alunos vierem a efectuar ao longo do ano na Biblioteca. O mesmo se aplica, à criação de um Blogue, à do Facebook e a realização da “complicada” tarefa da estatística da Biblioteca. Refiro, de seguida, as aprendizagens realizadas, com o apoio dos formadores e em interligação com as minhas colegas de equipa:
- Conhecimento e aplicação de geral das múltiplas ferramentas disponíveis para concretizar tarefas na BE
- Criação de um blogue
- Criação do facebook
- Skip
- Realização da estatística nos Docs do gmail
- Relatório Crítico
- Trabalho final
USO DOS MATERIAIS PRODUZIDOS Considero que o principal objectivo da aprendizagem efectuada deverá concretizar-se com o acesso, aos demais professores da equipa, de toda a informação produzida. Aos alunos, e restantes professores da escola, no desenvolvimento de experiências e conhecimentos adquiridos durante esta Acção estabelecendo assim, um elo com toda a Comunidade Escolar.
NECESSIDADES DE FORMAÇÃO CONTÍNUA É indispensável que esta formação venha a ter continuação numa posterior Acção a realizar, com os mesmos formadores, para que haja consolidação mais efectiva das aprendizagens efectuadas nesta área tão vasta e de extrema importância para a nossa profissão. Com os demais colegas de equipa, internamente, espero que o trabalho seja prosseguido, dado que será esse o nosso desafio e a nossa mais-valia.
AVALIAÇÃO GLOBAL As aprendizagens efetuadas foram muito úteis e importantes, dada a pertinência das ferramentas desenvolvidas. Essas ferramentas já nos permitem “desbravar um mundo”, no entanto considero que seria interessante dar continuidade a estas formações porque nos permite uma maior atualização com estas novas linguagens.
Sem comentários:
Enviar um comentário